Pragas e Doenças - respostas

on 06/06/2009

Gisileide e Valdelice
Eu nunca tinha ouvido falar deste método até então, mesmo porque, o vinagre é justamente uma das substâncias utilizadas como método de perturbação das colônias, além de que não pode ser utilizado em terra de plantio.
Ao contrário do que muitos pensam, as formigas cortadeiras, não alimentam-se das folhas que cortam e recolhem para o ninho, esse material vegetal serve de substrato para o tipo de fungo que as formigas cultivam e que serve de alimento para as mesmas (aquele material branco acinzentado e meio esponjoso, encontrado quando escavamos algum ninho de cortadeira).

A seguir, alguns métodos de controle biológico de formigas:

Gergelim; um vaso com gergelim, é uma ótima isca para as formigas, que sentem-se muito atraídas por esta planta, desviando sua atenção do canteiro anteriormente atacado, e com a vantagem de que a semente do gergelim é tóxica para o fungo que serve de alimento as formigas.

Óleo de neem; principais efeitos do óleo:
1.Antialimentar ou Inanição Alimentar: reprime o desejo do inseto de se alimentar;
2. Regulador de Crescimento: a ação neurohormonal da Azadiractina causa alterações nas diferentes fases de crescimento, assim a praga não consegue chegar a fase adulta, causando deformidades e morte;
3. Controle Reprodutivo: afeta a fase reprodutiva dos adultos, tornando os machos estéreis ou impotentes e as fêmeas com baixa ovoposição, baixando a eclosão dos ovos e gerando larvas com deformidades;
4. Ingestão e Contato :
os insetos são afetados tanto por ingestão como por contato com óleo de Neem. A ação por ingestão é significativamente maior;
5. Repelente; a mínima presença do principal principio ativo do óleo de neem (azadiractina), repele os insetos tanto nas plantas quanto nos animais.

Inseticidas biológicos, Metarril e o Boveril
O Metarril e o Boveril são inseticidas biológicos formulados com isolados de fungos que ocorrem na natureza infectando insetos. Essas formulações biológicas atuam por contato, causando doenças nos insetos.O fungo penetra no inseto, colonizando seus órgãos internos, onde são liberadas toxinas que levam a praga à morte.
Maiores informações sobre o assunto:
http://www.floresta.ufpr.br/~lpf/pragas01.html
Livro: Alternativas Ecológicas para Prevenção e Controle de Pragas e Doenças (Inês Claudete Burg e Paulo Henrique Mayer).
http://www.ecoviagem.com.br/fique-por-dentro/noticias/ambiente/desenvolvimento-sustentavel/guerra-biologica-contra-as-pragas-visa-promover-a-agricultura-sustentavel-3741.asp


Neusa e DonaKbca

Controle Biológico para lesmas:

Pulverização; Adicione de 100 a 300g de losna para um litro de água, deixe ferver por aproximadamente dez minutos, e quando o preparo já estiver em temperatura ambiente, basta pulverizar sobre as plantas.
Cal virgem; em volta da área que pretende proteger, colocar uma faixa de 10 a 15cm de cal, quando as lesmas passarem, o cal adere ao se corpo causando a morte destes moluscos.
Também pode ser colocado um prato raso rente ao solo, com cerveja e sal(não é macumba não gente), a cerveja atrai as lesmas, que então morrem por causa do sal.

3 comentários:

Neuza disse...

valeu Tiago!Obrigada pela dica!!..vou usar a da cerveja que achei mais fácil e a gente tem sempre em casa né..heheheh..depois comento os resultados!! abrçs!

gustavo uriartt disse...

salve!
bati palmas e não veio ninguém me atender...faz tempo que não posta no 'blog', uma pena, escreve muito bem.
vou usar tuas imagens para uma aula, espero que não se importe, vou te citar.
fraterno abraço,
gustavo uriartt
agrônomo

Anônimo disse...

http://www.cancerianosemlar.com.br/2015/08/inseticida-natural-contra-lesmas-e.html

Postar um comentário